segunda-feira, 14 de maio de 2012

V.A. "Borboleta 13" (Mamma Records, 1996)



           Uma coletânea com bandas de Curitiba não chega a ser uma novidade, afinal as bandas da cidade tiveram meia dúzia destas para apresentar seus trabalhos, contudo, cada uma traz sua especificidade e importância.

           "Borboleta 13" tem nomes veteranos e outros recém-criados da cena local na segunda metade da década de 90, cada uma com uma faixa, vale destacar algumas. O disco abre com o Magneticoss, banda do incentivador do underground brasileiro JR Ferreira, e a canção "Hombre", uma tentativa de praticar um punk surf com letra em espanhol, tem até os mariachis. Skuba surge com o ska hit "Triado", ainda com Maurício Singer no vocal, muito legal. O Boi Mamão participa com "Ska com Paulera" e não foge ao título, pesado, rápido e com boa letra. O patrimônio do psychobilly nacional/local Missionários ressurge com "Haxi. Toi. Last", mas passam longe do som praticado nos primeiros anos; Via Appia faz de "the last time i died" algo bastante influenciado pelas bandas grunge norte-americanas. Monkey Brain representa a parte hardcore com "Maluco da areia". Tods e Bloom fazem parte da turma do shoegaze, com "Smile" e "Shadow's street" respectivamente. Intocáveis em "Muito além dos jardins" tem letra de abstrações sobre classes favorecidas e uma banda afiadíssima, boa gravação de um nome pouquíssimo conhecido. Por fim, o Mister Jack com "Pobre diabo", não foge do que já foi feito no Blues nacional, as letras sempre aparecem em segundo plano, como um acompanhamento para a banda desfilar solos e sequência de acordes e harmonias habituais do Blues.

             Quem mora em Curitiba já sacou donde surgiu o título do álbum, afinal, basta cruzar o calçadão da rua XV de Novembro pra se deparar com a senhora vendedora de bilhetes de loteria aos gritos: "Borboleta 13... É Federal..." Esse versos surgem na última faixa da coletânea organizada por Manoel José de Souza Neto, pode-se afirmar que esse disco fomentou a criação do selo Mais Records no ano seguinte.

             O projeto gráfico é caprichado, a capa é bacana, o encarte traz fotos de cada banda e letras das canções, além de uma lista de agradecimentos com nomes de revistas e jornais cuja maioria nunca escreveu uma linha sobre "Borboleta 13", fica evidente que o objetivo desta grande lista era ironizar mesmo.

             Quer ouvir? Download aqui!

5 comentários:

  1. Eu estava esperando por este post do Borboleta 13 valeu!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Neri! qualquer coisa é só pedir.
    Marina! Fique a vontade!

    ResponderExcluir
  3. Tem mais alguma coisa do Monkeybrain?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma demo tape do Monkeybrain aqui. Logo ela estará no youtube, canal disco furado.

      Excluir