segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

V.A.”Different songs” (O Bosque/Woodland, 1998)

         
           Durante a década de 90 foram lançadas muitas coletâneas de guitar bands, era a forma mais viável de transformar num CD prensado em fábrica as canções que haviam sido gravadas em demo-tapes. "Different Songs" é uma coletânea com 09 guitar bands de 06 estados brasileiros, organizada por Cesar Zanin, que também era o mentor do Moonrise, por sinal, a banda que abre a coletânea.

Jornal Gazeta do Povo
           Cada banda tem três canções, com exceção do quarteto curitibano Swamps que tem uma única canção, logo esta banda mudaria o nome para Toby One.
        
           Destacam-se o Chronic Missing, trio de Natal/RN liderado pela vocalista e guitarrista Ivana Lima, sua voz chama muito a atenção, algo que não é muito comum nas guitar bands brasileiras, que da mesma maneira ao seus similares internacionais,  "enterram" o vocal em nome do barulho. As canções são bem construídas e curtas, não passam dos dois minutos, e isso numa coletânea com 09 bandas é um ponto positivo. New Wave Hookers, quinteto do Rio de Janeiro/RJ  com perceptível senso de composição, arranjos bacanas e a melhor qualidade de gravação da coletânea.

        De todas as bandas, provavelmente, a mais conhecida é o Divine, de Brasília/DF, a única com letras em português, liderada por Claudio Bull, a banda atingiu certa longevidade e discografia (de todas as  bandas o Divine foi a única que lançou um CD próprio e também um Compacto, “Souvenir”, pela Monstro Discos). O Divine é  banda que menos se assemelha ao gênero guitar, as letras de Claudio mais funcionam como poesias musicadas, umas mais concretas, “Brasília”, outra mais romântica, “Lar Católico”.
        
    O quinteto Old Suit, de Cerquilho/SP, também sobreviveu alguns anos e chegou a se apresentar no programa Musikaos, da TV Cultura, sob elogios do apresentador Gastão Moreira.

Revista Bizz
           Six Degrees é uma one-man-band capitaneada pelo jornalista Omar Godoy, as três canções foram gravadas em Brasília por Zé Pedro Gollo. Bughouse, de Ubá/MG, trocou de nome e de idioma, denominado Verbase e com letras em português lançou dois CDs e um DVD-Documentário, em 2009.

         O projeto gráfico de "Different songs" é simples, com uma bela foto do prédio de um clube ao amanhecer (não há informação sobre a localização da casa), funciona bem para uma coletânea guitar brasileira. No encarte há foto de todas as bandas, letras e fichas técnicas das gravações.

        Em agosto de 1999 o jornal paranaense Gazeta do Povo publicou uma resenha do show de lançamento em Brasília. Na Bizz o álbum ganhou uma página inteira na seção Democracia (exclusiva para disco/bandas independentes brasileiras). O CD teve tiragem de 1500 cópias e com sorte pode ser encontrado em sebos.

                                                                                  Quer ouvir? Download aqui!
                                                                                  Também disponível no Youtube!