sábado, 8 de janeiro de 2011

V.A. "Cadáver Pega fogo durante o velório" (Vento de Raio Produções Artísticas, 1983)

                                
            Se existe um disco que representa o título de "maldição de samba", certamente é este. “Cadáver...” foi composto por Fernando Pellon, um carioca apaixonado por samba e também pelos temas do submundo cotidiano. O disco foi produzido e gravado no Rio de Janeiro, lançado pelo selo independente Vento de Raio, sofreu com uma precária distribuição e poucos shows, o que trouxe um caráter 'clandestino' ao álbum.
             
        “Cadáver...” tem 9 canções distribuídas entre sambas e choros cantados por 5 intérpretes, incluindo o próprio compositor, dentre os músicos, destaca-se as participações de Raphael Rabello no violão e Helvius Vilela no piano.
      A arte do LP traz manchetes, do extinto jornal popular Ultima Hora, que dialogam com as temáticas das letras. Na capa as fotos das 5 vozes do disco imita cartazes dos procurados pela regime militar, no rodapé há um texto de apresentação do jornalista Tárik de Souza, emprestando credibilidade ao álbum.
            
          As letras versam sobre loucura suicida, “Tal como Nazareth”, voz de Paulinho Lemos, um convite para armar uma “doidera”, ser internado e terminar afogado em algum lago anônimo. Presenciar um atropelamento, o samba enredo "Carne no jantar”, voz de Nadinho da Ilha. Doenças de toda sorte, em “Vã esperança” o autor compara o amor arrebatador a certos casos de lepra, quando a doença nos dilacera os membros, e em “Porta afora” narra a história do sujeito que ao se descobrir com câncer, agradece a Deus, pois, fizera um seguro de vida.
           
           “Cadáver...” passou incólume quando lançado, teve seu relançamento em CD, independente e numa pequena tiragem (com outra capa e creditado apenas a  Fernando Pellon), mas pode ser encontrado em MP3.

                      Quer ouvir? Download aqui!

                         Também disponível no Youtube!

Second Come "You" (Rockit!, 1993)



                   "You" foi o primeiro LP do selo independente carioca Rock It!. Antes de se tornar um selo a propriedade de Dado Villa-Lobos (guitarrista da Legião Urbana) e André X (baixista da Plebe Rude) funcionava como loja de discos num shopping do Rio de Janeiro. A loja também vendia fitas-demo e, segundo Dado Villa-Lobos, as do Second Come eram as que mais saíam. Assim surgiu a ideia de criar também um selo para lançar as bandas que desenvolviam um bom trabalho naquele começo da década de 90.
            
Bizz, edição 93, abril de 1993
            

              O disco foi produzido por Dado e André, as canções editadas pela Corações Perfeitos, editora da Legião Urbana, saiu nos formatos LP e CD numa tiragem de 1000 cópias cada. As canções são barulhentas e melodiosas, todas cantadas em inglês, guitarras noise muito distorcidas, alguns wah-wahs bem sacados como em “God and me”, uma versão para “Justify my love” que é um ultraje ao original da Madonna, sensacional! "The shower" capta o Second Come ao vivo, ainda que o disco não informe o local.


            Toda a arte do disco foi feita à mão pelo vocalista e guitarrista Fábio Leopoldino (1963-2009), do rótulo do LP ao logotipo do Rock It!, até mesmo o número de série de um código de barras. O disco foi bem recebido pela imprensa que sempre fez matérias elogiosas ao quarteto, na Bizz ficou bem cotado, apesar do comentário negativo de Alex Antunes sobre a capa amadora. Uma das principais apresentações do Second Come foi no primeiro Juntatribo, no ano de 1993 em Campinas, importante também foi um show com o Pin Ups no Garage, no Rio, em 1992.


Bizz, edição 82, maio de 1992
      

        “You”, assim como os primeiros discos do selo, eram discos “baratos”, gravações que tomavam pouco tempo, este levou 72 horas para ficar pronto, sem custos com a parte gráfica e nem com a fita master, que for desviada da EMI por Dado Villa-Lobos.

     
                   O álbum foi relançado em 2015 junto com o segundo disco, "Super kids, super drugs, super god and strangers" (Rockit!, 1994), por iniciativa da própria banda, agora revitalizada. Os discos podem ser encontrados com o Second Come e com a Midsummer Madness.
                                                                   
                    Quer ouvir? Download aqui!
                       Também disponível no Youtube!