quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Soutien Xiita “Cantando pra subir” (Tamborete Entertainment, 1999)


O underground carioca dos anos 90 foi o cenário das mais improváveis bandas que haviam no underground brasileiro na época. Zumbi do Mato, Funk Fuckers, Gangrena Gasosa, Piu Piu e sua Banda e Soutien Xiita se destacavam, cada uma à sua maneira, pelas suas peculiaridades e pela longevidade.
Ao Soutien Xiita coube a particularidade de ter as letras mais sujas do Rio de Janeiro, um páreo realmente difícil! Formada em 1992, a banda gravou quatro fitas demo, fez muitos shows entre RJ e São Paulo e lançou seu único disco em 1999. Na verdade, um disco póstumo que recebeu apenas um único show de lançamento, no Garage, é claro.
“Cantando pra subir” tem 17 pedradas de hardcore rápido e nervoso que embala letras com os singelos títulos: “Sex from hell”, “Me and your mother”, “Boquete”, entre outras, esta última é um clássico do HCRJ! A maioria das letras foram escritas pelo vocalista Cláudio. A banda, em 1998 se completava com o trio Cabelada (baixo), Mutley (bateria) e Leonardo Panço (guitarra). A gravação coube ao produtor Rafael Ramos, na época era baterista do Jason e sócio da Tamborete Entertainment, selo responsável por lançar discos de bandas clássicas do underground brasileiro, como Little Quail and the Mad Birds, Wry, Sex Noise, Poindexter, Inkoma, e muitas outras...
O projeto gráfico é caprichado e as ilustrações de Flávio Flock chamam a atenção, a começar pela capa com uma mulher obesa de três peitos, em outra ilustração a “garota da capa” surge estraçalhada pelo seu cãozinho.
O álbum foi prensado em 500 cópias e recebeu péssimas resenhas da mídia especializada, nem mesmo o bônus com todas as canções do disco em versão acústica atraiu a atenção de alguém para o disco do Soutien Xiita.
           Quer Ouvir? Download aqui!
          Também disponível no Youtube!

Nenhum comentário:

Postar um comentário