quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sala Especial (Bizarre Music, 2000)


Bizz, edição 173, dezembro de 1999
            Um EP com apenas 4 canções instrumentais fez um grande estrago quando lançado, capturou uma banda muito criativa e com uma proposta completamente diferente de tudo o que acontecia no underground brasileiro de mudança de século. Uma pena que a trajetória discográfica do Sala Especial tenha ficado apenas neste registro oficial, além de demo tapes disputadas à tapa.
            O Sala Especial fazia um som lounge, easy-listening, ou “música de elevador”, pura trilha sonora de sci-fi, ou trilha de vídeos de fórmula 1 dos anos 60, tem até os efeitos e barulhinhos que fazem toda a diferença. Não há canções para recomendar, o disco tem 12 minutos, ouça todas e repita-as! Não é à toa que a banda foi escalada sem titubear para abrir os shows que o Stereolab fez no Brasil em 2000, desnecessário afirmar que o combo franco-inglês ficou fã na hora.
            A capa do disco tem ilustração do jornalista Sérgio Barbo e design do baixista Mauro Cunha, tudo bastante caprichado. Foi lançado pelo selo e loja Bizarre Music, que também lançou o primeiro disco do Transistors, banda que divide referências com o Sala Especial. Enfim, este é um daqueles discos únicos, se eu encontrar mais um, compro e fico com dois!
               Quer ouvir? Download aqui!
               Também disponível no Youtube!

Um comentário:

  1. Que coisa. Eu passo anos sem ouvir Sala Especial, quando procuro na web algo sobre o grupo aparece um post fresquinho saído do forno sobre o único disco/vestígio deles de que eu tinha notícias...
    Ótima recomendação, faço coro contigo. Se souber onde encontrar mais deles, pode ter certeza que terá um colega internauta eternamente grato! :)

    ResponderExcluir